Real imaginado é uma ação e pesquisa sobre o ensino da fotografia e cinema no 1º ciclo

Baseado numa pesquisa desenvolvida durante 4 anos na Casa do Cuco. debruçamo-nos sobre a análise de imagem do Real e do Imaginado, abordando conceitos ligados à fotografia, cinema e ilustração com referências da história da fotografia e do Plano Nacional de Cinema.
Continuamos a implementação desta ação, conscientes da necessidade de programas ligados à fotografia e cinema que preencham a lacuna existente no plano curricular do ensino das artes visuais do ensino básico.
Para implementar esta ação na sua escola, contacte-nos para mais informações.


alguns temas abordados:

"Ou isto, ou aquilo"
A partir do poema de Cecília Meireles, pensamos sobre as escolhas, elaboramos um story board, criamos a banda sonora, e produzimos uma curta-metragem.

O Espelho e o Auto-retrato
Numa fase de transformação pelo qual passam todas as crianças que iniciam o 1º ciclo, abordamos o auto-retrato e a obra "Espelho" de Suzy Lee. Cruzamos a ilustração com a Fotografia e registamos as nossas observações e ideias no livro de artista.

O Mundo está de pernas para o Ar
Como é que se forma a imagem? O que acontece na câmera? E no nosso olho? Construímos uma câmera escura e observamos "O mundo de pernas para o ar". No final usamos realizamos uma exposição onde para ver fotografias, é necessário um espelho.
DA MINHA JANELA
Desenvolvemos sentido de observação e conceitos de composição e organização de imagem.
Back to Top