Ações com duração de 1 a 3 horas destinadas a várias idades e públicos a realizar em Escolas, Museus, Espaço Público.
As oficinas do Olhó Passarinho centram-se na Imagem e partem de referências de autores ou de obras ligadas à fotografia, à ilustração ou cinema.

Aplicando o processo de impressão fotográfico cianótipia e tendo como referência as obras de Anna Atkins e John Hershel, exploramos conceitos ligados à natureza morta.
A partir desta experiência resultam blueprints que são sempre surpreendentes, únicas e especiais.
Tendo como referência o trabalho David Hockney, cada participante realiza o auto retrato, imprime a partir da impressão desconstrói através de técnicas de recorte e colagem, criando uma nova imagem de si mesmo. O que é que esta imagem diz sobre ti?
Entendemos a persistência retiniana através da experimentação e observação de objetos ópticos. No final cada um cria um taumatrópio.
Tendo como referência os trabalhos de Gjon Mili e Picasso esta oficina permite conhecer o conceito de tempos de exposição e criar imagens surpreendentes a partir de algo tão simples como uma lanterna e claro a câmara fotográfica.
Nesta experiência exploramos as formas do corpo estático e em movimento, criando retratos surrealistas.
E se o nosso lado direito fosse igual ao lado esquerdo.
Nesta experiência vamos experimentar o conceito de simetria e reflectir sobre a imagem no espelho e na câmera fotográfica.

Oficina de luz e marionetas a partir de um texto de Ricardo Alves que conta a história de uma flor que queria ser outra coisa, na verdade queria ser grande.

Estudamos a nossa referência, Philippe Halsman e o seu trabalho Jumpology e experimentamos controlar o tempo de exposição na câmera. Um exercício muito divertido onde colocamos em prática um dos conceitos que contribui para a medição da exposição.
estas são apenas algumas das nossas oficinas
temos muito mais para experimentar contigo :)
Back to Top